segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Padrão nipo-brasileiro está prestes a revolucionar a interatividade na TV digital mundial

A UIT, braço de telecomunicações da ONU, reconhece a conquista do Fórum SBTVD com o Ginga-J como uma contribuição extremamente valiosa para a indústria global por ser a primeira e única sem custos de royalties.

O sistema nipo-brasileiro de TV digital está em vias de revolucionar a indústria mundial. Desta vez, trata-se do “Ginga-J”, parte fundamental da interatividade do middleware Ginga que acaba de ser aprovada na primeira etapa de análises da União Internacional de Telecomunicações (UIT), braço da ONU, que recomenda os padrões de comunicação, considerados os mais adequados e superiores tecnicamente, depois de submetê-los a rígidos critérios de avaliação e a aprovação das administrações membro.

A chegada do Ginga-J, uma tecnologia de ponta e sem os custos de royalties, quebra parâmetros do próprio conceito que se tem de TV digital no órgão. Pois até então, os demais sistemas reconhecidos pela UIT – o americano (ATSC), o europeu (DVB) e o próprio ISDB, japonês posteriormente aperfeiçoado pelo Brasil - estão harmonizados em um único middleware, porém, com custos de royalties associados.

Ana Eliza Faria e Silva, coordenadora do Módulo Técnico do Fórum SBTVD e uma das representantes do Brasil nas reuniões da UIT, explica que a proposta levada nas reuniões em Genebra altera a arquitetura básica de middleware do órgão de forma a se assemelhar a estrutura do Ginga e inclui as novas e gratuitas ferramentas em Java. “A conquista do Ginga-J, livre de royalties, pelo Fórum SBTVD, tem sido muito elogiada pelo potencial de ganho em âmbito mundial da tecnologia”, afirma.

Em reconhecimento a contribuição brasileira, o Fórum SBTVD foi agraciado, juntamente com o Japão, com a coordenação do grupo que vai endereçar testes de conformidade e compatibilidade de middleware. A iniciativa faz parte de um esforço prioritário da UIT em apoiar centros de testes em países em desenvolvimento com o objetivo de permitir a fabricação de equipamentos com a certificação da UIT.

Isso acontece logo após serem aceitas pela entidade as recomendações de radiodifusão que agregaram as inovações brasileiras ao ISDBT, em outubro; e à Norma Ginga NCL-LUA (ITU-T H.761) que, em maio, se tornou padrão para toda e qualquer comunicação digital sobre IP.

Na análise de Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD, a nova conquista reforça que o Fórum deve manter sua característica de tomar decisões sempre contendo a ansiedade, com discussões cuidadosas e aprofundadas, sem perder de vista o objetivo de proporcionar a melhor tecnologia com o menor custo possível para a sociedade, como sempre fez. “Isso demonstra que estamos cumprindo nosso papel. E é assim que estamos definindo a interatividade”, finaliza.


Saiba mais sobre o Fórum SBTVD: www.forumsbtvd.org.br
Siga o Fórum SBTVD no Twitter: twitter.com/forumsbtvd

Nenhum comentário:

Postar um comentário