quarta-feira, 4 de maio de 2011

Guia de operações da parte NCL do middleware brasileiro é publicado pela ABNT

Aprovação cria um ambiente comum para o desenvolvimento do sistema e deverá promover a produção de conteúdos interativos.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou recentemente a norma ABNT NBR 15606-7:2011, que especifica o guia de operações que contempla a parte NCL do middleware brasileiro. Válida a partir de 21 de abril, a documentação dará suporte a implementação do sistema em dispositivos full-seg e one-seg e promoverá um ambiente comum para desenvolvedores de aplicações interativas.


Segundo Ana Eliza Faria e Silva, coordenadora do Módulo Técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), a aprovação da norma amplia o conjunto de documentos que referenciam e sustentam a produção de conteúdos interativos e cria as diretrizes necessárias para o desenvolvimento conforme da indústria brasileira.


“Estamos fazendo todo o necessário para desenvolver a interatividade. A primeira parte foi concluída com sucesso. Agora voltamos nossa atenção para a elaboração e publicação dos documentos que referenciam a parte Java”, antecipa Ana Eliza, destacando que o Módulo Técnico já trabalha na segunda parte do guia de operações. A expectativa é de que esta nova documentação seja encaminhada para consulta pública dentro dos próximos meses.


O ambiente NCL do middleware, responsável pela parte declarativa do sistema, é voltada para a produção de conteúdos hipermídia. A segunda parte, desenvolvida em linguagem Java, permite implementar algoritmos, de forma procedural ou orientada a objetos.

Um comentário:

  1. Sugestão: http://genixinfo.blogspot.com/2011/05/as-varias-correntes-de-pensamento-e-de.html

    ResponderExcluir