quinta-feira, 21 de outubro de 2010

TV digital: Criado Grupo de Cooperação Brasil-África do Sul

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre - Fórum SBTVD e a Associação Sul-Africana Nacional de Manufaturas e Componentes Eletrônicos NAMEC, da África do Sul, formalizaram nesta segunda-feira (18/10) a constituição de um Grupo Técnico de Cooperação para a promoção da TV digital na África do Sul. O acordo se deu durante a visita de uma comitiva de técnicos sul-africanos a emissoras, universidades e fabricantes no Brasil para conhecer de perto o funcionamento do padrão ISDBT.

Do lado brasileiro, o grupo será dirigido por Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD, e do lado sul-africano, por Keith Thabo, presidente da NAMEC. “Trata-se de um grande passo na promoção internacional do padrão nipo-brasileiro, especialmente pela importância estratégica da África do Sul, que poderá contribuir para o avanço para outros continentes”, analisa Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD.

Para Keith Thabo, a troca de informações com países como o Brasil, que detém a tecnologia mais avançada do mundo, será muito importante para suportar a África do Sul, que se encontra em avaliação para escolha de seu padrão de TV digital. “O Brasil vai nos ajudar muito com o grande conhecimento que seus técnicos detêm da tecnologia de TV digital”, afirma.

O novo grupo de cooperação será composto pelas quatro coordenadoras dos Módulos de Trabalho do Fórum SBTVD: Ana Eliza Faria e Silva, do Módulo Técnico; Cristiane Souza, do Módulo de Mercado; Ioma Carvalho, Módulo de Propriedade Intelectual; e Liliana Nakonechnyj, do Módulo de Promoção.

Os sul-africanos serão representados pelos membros da NAMEC: Daniel Moalosi, CEO da entidade; Emmanuel Mnadi, coordenador político; Nhlanhla Nalovu, responsável por política e relações internacionais. E também dois representantes de sindicatos, Alex Maghilo, da União Nacional dos Trabalhadores em Metais da África do Sul (NUMSA); e Sipho Mpila – União Nacional dos Trabalhadores em Minas (NUM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário