segunda-feira, 29 de março de 2010

Equador escolhe padrão nipo-brasileiro

Conselho Nacional de Telecomunicações aprovou o ISDBT por unanimidade

Na última sexta-feira, (26/03), o Conselho Nacional de Telecomunicações do Equador – Conatel anunciou a escolha do padrão nipo-brasileiro (ISDBT) para as principais autoridades governamentais do país, assembléia nacional, representantes da indústria, dos meios de comunicação, gerentes e técnicos dos canais de televisão.

A escolha do padrão foi feita por unanimidade de votos dos conselheiros do Conatel, mediante avaliação de relatório que recomendou a adoção do padrão ISDB-T com os avanços incorporados pelo Brasil, apresentado pela Superintendência de Telecomunicações, órgão técnico encarregado dos estudos para a definição do sistema.
O documento apresentado ao Conatel contém uma síntese histórica da televisão, dos padrões internacionais de TV digital e seus planos de implementação, juntamente com testes técnicos, análises de usabilidade e regulatórias e impactos socioeconômicos.
No dia 27 de março se deu a assinatura dos memorandos de cooperação com representantes dos governos do Japão e do Brasil.
O Equador é o sexto país a adotar o padrão ISDBT se juntando ao Peru, Chile, Argentina, Venezuela, além do além do Brasil e o Japão. “Esta é mais uma vitória das ações promovidas pelo Fórum SBTVD em conjunto com os ministérios das Comunicações, Indústria e Comércio, Relações Exteriores e Casa Civil, para a expansão da única tecnologia da alta definição, mobilidade e interatividade que nasceu e permanece livre, aberta e gratuita”, avalia Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário