terça-feira, 31 de agosto de 2010

Encontro determina diretrizes do Fórum ISDB Internacional

Frederico Nogueira, eleito por unanimidade, será o presidente interino até março de 2011
Em encontro promovido pelo governo brasileiro, em parceria com o Fórum SBTVD, que reuniu Argentina, Chile, Costa Rica, Venezuela, Bolívia e Japão, que adotaram o ISDB-T como padrão de TV digital, e alguns participantes de outros países interessados no padrão, entre eles Angola, Guiné Bissau, Haiti e Nicarágua, foram determinadas as primeiras diretrizes para o funcionamento do “Fórum ISDB Internacional”. No evento, que ocorreu paralelamente a SET´2010, foram aceitas todas as propostas apresentadas pelo Brasil para estruturação e funcionamento do Fórum ISDB Internacional (Integrated Services Digital Broadcasting), criado em setembro de 2009 , em Lima, no Peru.
Foi determinado que o principal objetivo do novo Fórum será promover a harmonização, desenvolvimento e suporte das tecnologias e especificações ISDB. A entidade deverá harmonizaras normas técnicas, bem como prover documentação de referência que complemente a implementação original em todos os países que adotarem o ISDB-T. Além disso, foi criado um Grupo de Trabalho, composto por representantes governamentais, presidido pela Argentina, que se encarregará de discutir a formação de um outro fórum formado exclusivamente por representantes dos governos, para tratar questões de caráter mais político.
Outra decisão foi a eleição, por unanimidade, de Frederico Nogueira, que atualmente preside o Fórum SBTVD, para também assumir o cargo de presidente-interino do Fórum Internacional ISDB até março de 2.011, quando será realizado novo encontro internacional em Santiago, no Chile. Em sua estrutura, o Fórum Internacional será composto por organizações responsáveis pela normalização em cada país de adoção, denominados “membros” e que terão direito a ter um representante na entidade.
A agenda de trabalho será composta por reuniões entre seus membros e grupos de trabalho e de uma reunião principal a ser realizada semestralmente. Para o próximo encontro, um dos assuntos em pauta será a definição dos idiomas oficiais da entidade e a eleição do presidente que terá mandato de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário